A MAIOR EQUIPE DE TODOS OS TEMPOS!


Nesses últimos tempos circula pela Europa a idéia e convicção de alguns de que o atual time do Barcelona é o maior time de todos os tempos. É evidente e unânime que o Barcelona é há cerca de três anos o maior time do mundo, na minha opinião não com totais responsabilidades do atual técnico e ex-jogador da equipe catalã, Pep Guardiola, que na minha opinião, como conhecedor aprimorado da “politica” do clube catalão, vem no fundo dando prosseguimento a ideia original de futebol total, do futebol de toque de bola implantado pelo “grande” Johan Cruyff, grande mentor do “Sistema Barça” que como técnico conquistou a 1ª Liga dos Campeões do Barcelona em 1992, ficando desde então conhecido como Dream Team. Efetivamente nas minhas memórias aparecem alguns timaços que não esqueço e muitas vezes povoam o meu subconsciente futeboleiro com imagens fantásticas que muito raramente vejo no futebol atual. Lembro-me do Milan do começo da década de 90, time em que sobressaia o trio holandês Rijkaard, Gullit e Van Basten que passeavam categoria pela Europa. Outro que ficou na minha memória, o Barcelona(1996/97) de Bobby Robson que jogavam um futebol alegre e surgia então um jovenzinho que começava a encantar e “espantar” o mundo, Ronaldo “Fenômeno” bem coadjuvado por Vitor Baía, Fernando Couto, Blanc, Popescu, De La Peña, Geovani e Figo, proporcionaram-me tardes e noites de grande prazer futebolístico. Mais recentemente tenho duas equipes na minha memória, os Galácticos Real Madrid de 2002, aliás ultima conquista internacional do todo poderoso Real Madrid, comandado então por Zidane, o clube madridista espalhava um toque de bola refinado que com tantos artistas, Helguera, Roberto Carlos, McManaman, Figo, Raúl, Morientes, Solari e outros, tornava-se fácil tratar a bola tão bem. Evidentemente não posso esquecer do F.C.Porto2002/03 e 2003/04 de José Mourinho que conquistou seguidamente duas Taças Européias, um time pragmático mas com uma solidez impressionante que surpreendeu a Europa, também com excelentes executantes como Deco, Carlos Alberto, Carvalho, Vitor Baía, Maniche, Alenitchev, Derlei e Benni McCarthy. Finalmente deixei o “meu” maior time de todos os tempos para o fim, primeiramente queria salientar que nasci vascaíno e continuo a sê-lo, mas efetivamente daqueles que eu vi jogar, o Flamengo do começo da década de 80 do Séc.XX foi o primor em termos de jogar futebol, Zico & Ca. deram-me muitas tristezas naquela altura, mas me habituaram ao futebol arte, proporcionando o privilégio de ter assistido muitos “recitais” da bola. Nunca esqueci a escalação titular daquele time apesar dos trinta anos passados, Raúl, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita, Nunes e Lico. Sinceramente esse time mais Falcão, Sócrates e Dinamite teriam conquistado a Copa do Mundo de 1982 de “olhos fechados”(rs).
Embora não tenha tido o privilégio de ter acompanhado diretamente, também acredito que Santos de Pelé, Real Madrid de Puskás e Alfredo di Stéfano, Vasco da Gama (Expresso da Vitória), Botafogo de Garrincha e Didi, Benfica de Eusébio, Manchester United de Bobby Charlton, Palmeiras de Ademir da Guia, Cruzeiro de Dirceu Lopes, Fluminense (A Máquina), Bayern de Beckenbauer, Ajax de Cruyff , Internacional de Falcão, São Paulo de Raí e Telê Santana também poderiam entrar na “corrida” como o “Maior Time de Todos os Tempos”


2 comentários:

  1. Na realidade não há como escolher racionalmente a melhor equipe de todos os tempos. Temos evidentemente as nossas preferidas, como de costume.

    Eu particularmente não gosto dessas comparações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gosto deste blogue!

    Podes adicionar o meu aos links sff?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author