NA ROTA DO SONHO (ORGULHO DE PORTUGAL)

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

Deus quis que a terra fosse toda uma,

Que o mar unisse, já não separasse.

Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,


E a orla branca foi de ilha em continente,

Clareou, correndo, até ao fim do mundo,

e viu-se a terra inteira, de repente,

Surgir, redonda, do azul profundo.


Quem te sagrou criou-te português.

Do mar e nós em ti nos deu sinal.

Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal!
Amigos, permitam-me começar esta postagem com os versos de Fernando Pessoa (o Infante), tão à propósito para sublinhar e adjetivar a temporada 2010/11 do futebol português não só internamente, mas efetivamente na UEFA. Só quem não percebe verdadeiramente de futebol ou age de má fé pode afirmar que o futebol português não possui a competitividade dos futebóis mais conceituados da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão ou Francês), evidentemente a ordem de grandeza em termos financeiros é muito diferente, todavia não impede cada vez mais que os clubes lusitanos possam ombriar com os “ricos” clubes europeus. Para quem acompanha o futebol, nota-se a evolução gigantesca do técnico português que hoje em dia é um agente desportivo muito apetecível aos mais poderosos, táticamente estarão no topo da categoria, evidenciado no modo destemido e no pragmatismo que introduzem nas suas equipes. Mas não é só, vejamos que das oito equipes que farão as semi-finais da Champions e Europe League, três são portuguesas com treinadores portugueses, mais uma na Champions que é treinada também por um português (Mourinho). Das oito semifinalistas, 5 possuem jogadores portugueses nas equipes titulares, isso demonstra bem a qualidade atual do futebol português. Além disso, é importante salientar o domínio da Peninsula Ibérica no futebol europeu nesta temporada 2010/11, ora vejamos: Das oito equipes, seis são ibéricas (3 espanholas e 3 portuguesas). Contudo isso, me parece que só há uma dúvida neste momento e está é fundamental para o futuro do futebol português: Apesar da qualidade evidenciada dos atletas e fundamentalmente dos seus técnicos, terão os clubes portugueses condições para manter-se no top europeu ou esta fase dos seus clubes será apenas casual???


2 comentários:

  1. Oi , boa noite.
    Meu nome é Rodrigo Carvalho, sou jornalista, tenho um blog sobre futebol e gostaria de saber se estaria interessado em fazer uma parceria.
    A linha do meu blog é crítica.
    Faço também uma entrevista por semana, sempre publicada aos sábados.
    Se quiser, dê uma olhada nas realizadas, com Edmundo, Washington Rodrigues e outros.
    Bom, minha proposta é essa, eu colocaria um banner do seu blog na minha página e vice-versa.
    Meu intuito não é de puramente fazer por fazer, mas sim de me associar com blogs que eu goste e veja qualidade.
    Um grande abraço.

    Rodrigo Carvalho

    http://opiniaodocarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. --- Alô amigo, sensaçional seu post, concordo com tudo que vc falou, parabéns; um abraço...TONINHO VAZ .´.

    --- SÓ FALTA AO FUTEBOL PORTUGUÊS CONVIDAR O CORINTHIANS PARA DISPUTAR TORNEIOS EM PORTUGAL, E ASSIM APRENDER COMO APAIXONAR SEUS TORCEDORES.

    COM ISTO FALADO, MAIS UM ABRAÇO FRATERNO.

    # MEU BLOG: "toninhovaz-na zona do agrião spaceblog" - sua visita sera uma honra.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author