TROPA DE ELITE 3 - O ASSALTO FINAL

Ninguém pode ficar indiferente com os acontecimentos desta ultima semana ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, não só causou perplexidade aos residentes no Brasil, como também aos brasileiros que residem fora do país(como eu) e enfim, ao mundo. As imagens de fundamento sensacionalista difundidas tanto nos canais brasileiros internacionais como em quase todas as estações mundiais de tv mostrou também uma violência digna dos piores cenários de guerra, todavia e apesar de tudo eu gostaria de expressar minha particular visão de quem está há cerca de 22 anos fora do seu país, que se emociona ao ver imagens chocantes e sente sua “brasilidade” até ao fundo da alma. Penso que é de registrar efetivamente três aspectos muito importantes no decorrer desta “Guerra”:
1º O fim da impunidade do “Poder Paralelo” que dominava comunidades e cidadãos com a conivência da Policia e do próprio Poder Político.
2º A libertação da população que se manteve refém de malfeitores e criminosos que com o poder econômico adquirido a custa do tráfico de droga e armas dominou e amordaçou milhares de cidadãos durante cerca de trinta anos. Repare que essa libertação foi tão visível que já assitimos a confiança e cooperação entre populares e a Policia e/ou Tropas, outrora considerados também inimigos da população comum.
3º O dia seguinte, lá está depois destas vitórias nestas batalhas , não nos enganemos ao pensar que a “Guerra” contra os traficantes e c&a esteja ganha. Por mais que alguns tenham sido presos ou eliminados, os “Chefões” ainda estão bem vivos e a “procura” e o consumo da droga, o trafico de armas continuará atormentando não só a Cidade Maravilhosa mas toda a sociedade mundial. Todavia o primeiro passo foi dado, com firmeza, elaboração e uma coordenação perfeita das Tropas e da Policia Brasileira elogiada por muitos países (eu sou testemunha disso), agora é preciso dar continuidade neste processo de limpeza e manutenção da paz e das leis.
Para terminar e parafraseando o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama: ” Yes, We can!”
Só mais um pensamento:” PAZ e IGUALDADE” rimam com “EDUCAÇÃO”


2 comentários:

  1. Ricardo, confesso que o vídeo me emocionou, essa música é muito antiga, eu lembro da minha professora de português, numa análise na sétima série. faz tempo!!! E como é real ainda hoje.
    O problema no Rio é muito mais complexo, mas um passo grande foi dado com certeza.
    Um abraço pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo...é um prazer estar aqui lendo mais um dos seus belos textos...a clareza com que analiza os fatos, esportivos ou sociais, nos trazem sempre lições embutidas que para os mais atentos, servem como ferramenta para o engrandecimento humano...mais uma vez, parabéns!!!

    Luciano Campos

    FUT-RACE - FUTEBOL E FORMULA 1 (www-fut-race.tk)

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author