Esses meninos do futebol brasileiro têm m...na cachola.


Editorial ZDA


O problema não é só do Santos, é essencial dizer.


Zico mesmo dia desses, ao assumir o cargo de diretor do Flamengo, demonstrou-se espantado com o caso de um guri da base rubro-negra que saíra nu pela concentração, após ganhar uma aposta.


Junte o inusitado fato aos Daltons, Adrianos, Brunos e, claro, meninos da Vila e dos gramados e chega-se à imagem em HD de uma geração boleira totalmente irresponsável.


Pobre futebol brasileiro. Enquanto Alemanha e Espanha renovam suas fileiras com qualidade e organização, por aqui vamos nos tornando reféns de moleques, no pior sentido da palavra.


Não há defesa para o que fizeram Zé Eduardo, Felipe, o reincidente Madson e outros atletas do Peixe. Preconceituosos, marrentos e alienados, adjetivos perfeitos para definir indivíduos mimados e que se acham muito, mesmo não tendo ganho nada ainda na vida.


E não interessa se foram provocados. Se são gente grande o suficiente para encher o bolso de dinheiro, também devem sê-lo para aguentar as pressões da vida pública. São os ossos do ofício, meus caros.


E dessa vez não dá nem para culpar dirigentes ou empresários. Como imaginar que os caras fariam besteira de dentro do quarto do que deveria ser uma concentração?


Aliás, é preciso que não só o futebol, mas a sociedade como um todo reflita sobre o uso das chamadas "redes sociais". Dia após dia, somos "presenteados" com as mais diversas bizarrices na grande rede. Se o Twitter, o Orkut e, por que não, o próprio Lance Activo! funcionam como poderosas ferramentas de Marketing pessoal e, sobretudo, porta de entrada para novas amizades, em contrapartida atuam também como propagadores da falta de educação de alguns.


Como enfatizou a assessoria de imprensa santista, o episódio não precisa ser tratado como "caça às bruxas" e ninguém terá sua carreira encerrada por isso. No entanto, já passou da hora, e aí é mister reafirmar, de não só o time da Baixada, mas de toda a cartolada brasileira tomar providências mais drásticas. Além de formar craques, o futebol nacional tem, urgentemente, de começar a formar homens, coisa que há muito tempo já não faz.


Uma boa noite e um abraço a todos!


Por Roberto Junior


4 comentários:

  1. Parabéns RJ pelo excelente texto sobre a nova safra do futebol brasileiro!!! Infelizmente é isso mesmo : "geração de boleiros totalmente irresponsável"; concordo plenamente com vc: "vamos nos tornando reféns de moleques, no pior sentido da palavra".

    Forte abraço Gê

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o clubes têm culpa nisso aí porque não formam moralmente os jogadores de base. Querem apenas que jogue futebol e pronto, quanto isso é só uma parcela. Os meninos não tem base de vida, educação, como vão lidar com maturidade diante de tantos excessos? falta educação, como sempre, no Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Outro dia estava acompanhando o Rock Bola, e eles receberam o Anderson Varejão, basqueteiro brasuca na NBA. Ele disse que lá eles têm um acompanhamento muito legal, não apenas psicológico, mas de marketing: têm acompanhamento e palestras ensinado como devem se portar em público, para cuidar da imagem, e até como investirem seu dinheiro de forma a manterem o padrão quando se aposentarem dos campos ou quadras.

    Aqui, no país do futebol, não temos nada nem um pouco semelhante. Nem mesmo um "simples" apoio psicológico nos clubes.

    Fica difícil cobrar dos nossos atletas quando eles não são preparados para suportar a pressão de jogar num grande clube, de se tornar um ídolo para milhões de crianças... Os clubes precisam ser responsabilizados por isso, para se mexerem no caminho de tomar algum tipo de medida.

    ResponderExcluir
  4. Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author