A "TRADIÇÃO" JÁ NÃO É O QUE ERA.

Tradição pode ser entendido como uma transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. Conhecimento ou prática proveniente da transmissão oral ou de hábitos inveterados.
A tradição já não é o que era??!! E ficou bem vincada nesta Copa do Mundo da África do Sul com a quebra de muitas tradições futebolistícas, ora vejamos e comprovemos:
A eliminação do país anfitrião ainda na 1ª fase de grupos. O campeão e o vice-campeão da Copa anterior foram eliminados na 1ª fase e com exibições vexatórias.
Nenhuma das seleções onde jogam os três melhores jogadores do mundo chegou á pelo menos numa das semi-finais.
Nenhum dos “papões” dos países futebolisticos (Brasil, Argentina, Itália ou Alemanha) chegam na final desta Copa, com uma final inédita entre dois países que nunca conquistaram o título máximo do futebol.
Os europeus quebram a tradição de só conquistar Copas do Mundo no seu continente.
Pela primeira vez dois países “monarquicos” chegam à uma final de uma Copa do Mundo. Um deles entrando para o “rol” restrito de “Campeões do Mundo”.
Os gramados que em outras copas foram admirados por expectadores e intervenientes, mostram-se de fraca qualidade e em muitos jogos parecendo mais um “lamaçal” ou um “terrão” de divisões inferiores.
Um futebolista poderá pela primeira vez num ano de Copa do Mundo vencer no mesmo ano o campeonato do país onde joga, o campeonato continental e também a Copa do Mundo, neste caso poderá ser o holandês Sneijder.
O objeto mais falado e outrora amado pelos futebolistas, desta fez passou a ser criticada e em alguns casos odiada, coitada da bola! Por tradição sempre o futebol e a Copa do Mundo é analisada, criticada e prognosticada por comentaristas entendidos ou ex-atletas, ex-técnicos, no entanto neste Mundial o mais "afamado" pelas seus certeiros prognósticos, imaginem, foi um polvo!
Dentro desta própria Copa do Mundo já se criaram tradições e falando destas duas seleções, a Espanha vai mantendo a “tradição” de vencer na maioria dos jogos por 1X0, e a Holanda proporciona a tradição de vencer todos seus jogos nesta Copa. Todavia alguma ou mesma estas duas “tradições” terão que ser também quebradas nesta Copa, afinal é uma “tradição” desta Copa 2010: “Quebrar a Tradição”.


2 comentários:

  1. Fernandes, a tendência é essa. Não há mais a mística. Os melhores chegaram à final. E acho isso bom, porque "força" as seleções "tradicionais" a evoluirem seu futebol. A Itália ficou estagnada,o resultado foi a eliminação precoce.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Quem foi mais pé-frio nessa Copa: Mick Jagger ou o comercial da Nike?
    hhehehehehe

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author