Teoria da Conspiração

Muito se falou após a derrota do Brasil para a França na final da Copa de 98. A suposta convulsão de Ronaldo, a atuação apática, CPI da Nike, ... Chegou-se a dizer que havia um acordo para que o Brasil facilitasse as coisas para a França, e seria recompensado quatro anos depois.

Lembrando que quatro anos após a queda noStade de France, o Brasil levantava o quinto caneco no Japão.

Teoria da conspiração? Para o bem do futebol, espero que seja apenas isso.

Mas, e se for verdade? Vamos mergulhar nesse mundo conspiratório, e assumir que tudo aconteceu exatamente dessa maneira, e então projetar o que pode acontecer no futuro.

Copa na África do Sul. Daqui a quatro anos, Copa no Brasil. Todos querem ver o Escrete Canarinho erguendo a taça em pleno Maracanã, certo? (Bom, talvez haja quem prefira no Morumbi, ou Mineirão, mas isso é outro papo, o que importa é que o caneco seja levantado em Terra Brasilis).

Imagine, então, que esteja tudo combinado para que o Brasil seja campeão em 2014. Então, para tornar as coisas mais justas (justas?), o Brasil não pode ganhar na África do Sul. Neste caso, torcida brasileira, guardem tinta, bandeiras, cornetas, que esse ano não vai rolar. Pode ser até mesmo que a Fúria ou a Laranja Mecânica quebrem a escrita de amarelar na hora H e sejam campeões pela primeira vez. Mas o Brasil não vai ser Hexa.

Daí, em 2014, um árbitro dá uma mãozinha para uma Coreia do Sul contra uma Espanha, e o caminho para os brasucas fica mais suave.

Mas voltemos à África. Fazer o Brasil não ganhar uma Copa é algo complicado. Não somos os únicos pentacampeões à toa. Julio César, Kaká, Robinho... Nenhuma seleção pode dizer que é melhor que a nossa. Espanha, Inglaterra, Holanda, Argentina são grandes times, mas o potencial brasileiro é muito maior que o de qualquer outro. Para tirar o Brasil do rol dos favoritos, tem que fazer muita coisa.

Vamos colocar nossa imaginação fértil para viajar ainda mais. Vamos dizer que a CBF comece colocando no comando da Seleção um ex-jogador que não seja unanimidade entre os torcedores, e que não tenha nenhuma experiência como treinador. Vamos imaginar também que este treinador deixe de fora de sua lista nomes aclamados pela população, não só brasileira, como mundial. Desse jeito, fica mais fácil atrapalhar a caminhada do Escrete na Copa, certo?

Puxa vida, a semelhança é grande, não é mesmo?

Chegam então alguns pobres iludidos dizendo que o Brasil foi campeão da Copa das Confederações, da Copa América, das Eliminatórias... Mas lembrem-se que estamos num cenário onde o resultado da Copa do Mundo, mil vezes mais importante que todos esses torneios, está armada. Muito fácil arranjar os resultados necessários nessas competições inferiores, certo? Ou você realmente achou que os EUA realmente seriam capazes de eliminar a Espanha no campo?

Assustador, não é verdade?

Ainda bem que eu não acredito em uma linha do que eu mesmo escrevi. Se acreditasse, não apenas deixaria de acompanhar o futebol definitivamente, como também não me daria ao trabalho de escrever sobre isso, já que é exatamente sobre futebol. A França ganhou em 98 porque tinha um rapaz chamado Zinedine Zidane, que comia a bola no café da manhã. O Brasil ganhou em 02 pois o Felipão é um baita técnico, e nenhuma outra seleção naquela Copa era páreo para a Família Scolari.

E a Espanha? Contra a Coreia, foi claramente prejudicada. Roubo? Acho que não. Os juízes são fracos no mundo todo. Se Simon e Baldassi são representantes de Brasil e Argentina, imagino que os representantes de outros países sejam tão ruins quanto esses dois espécimes. E os EUA? Ganhar de um time "esforçadinho" jogando com salto alto é uma tarefa complicada, a derrota foi merecida.

Tudo bem, aquele jogo entre Peru e Argentina provavelmente foi armado. Mas é a boa (boa?) e velha mala-preta, que (infelizmente) faz parte do futebol.

Discordo da CBF ao ter colocado o Dunga como treinador da Seleção. O Falcão foi um caso semelhante, e não deu certo. Pra que repetir os erros do passado? Para mim, o técnico da Seleção tem que ser o melhor técnico em atividade no Brasil. E para isso, precisa atuar como técnico. Mas a CBF queria apagar a imagem da bagunça de 2006, e para isso precisava de uma figura que poucos podem representar melhor do que o Dnga.

Discordo da não convocação do Ganso, pois o moleque joga muito, e numa posição onde esse time é extremamente carente. Se o Kaká se machucar (toc, toc, toc), estamos fritos! Mas concordo com as não convocações de Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Adriano. Torço para o Dunga e seus comandados, e realmente espero que esse ano consigamos o Hexa.

Se não ganharmos, paciência. Esperamos mais de 20 anos pelo Tetra! E olha que tivemos nesse meio tempo uma das maiores Seleções de todos os tempos!! E em nenhum momento o futebol feioso da Itália ou o pênalti do Zico contra a França foram colocados em xeque.

Falta pouco para começar a Copa. Chega de pensar besteiras, e vamos preparar a torcida!

Eu,
Sou Brasileiro,
...

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que a gente critique ou fale, ou até mesmo se revolte com certas coisas, na hora H torcemos pelo Brasil. Armações sempre fizeram parte, agora nos resta torcer para esta copa seja decidida apenas dentro das quatro linhas, e que vença o melhor.

    ResponderExcluir
  3. Ai Rafs, são tantas coisas que não sabemos e tantas palavras nas entrelinhas... porém, mesmo assim vale torcer.

    ResponderExcluir
  4. Como diria Shakespeare: "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra que a nossa fã filosofia pode sonhar". Enfim, neste caso as suposições serão muitas nestas "interrogações" acima mencionadas, como outras noutros casos, noutras Copas. Nós como torcedores poderemos suspirar e torcer pelo sucesso da nossa seleção, do nosso país. Permita-me também "apimentar" o leque de suposições e/ou tradições: está será a 9ª Copa do Mundo fora do continente europeu e nas oito Copas anteriores nunca foi/foram ganha(s) por uma nação européia, portanto com ou sem tradição, com ou sem mistério ou superstição, esta Copa do Continente Africano "corre" para o sucesso do Brasil, Argentina ou uma surpresa Africana. Vamos torcer, vamos vuvuzelar!!!
    Grande abraço.
    Ricardo Fernandes.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author