O "MAGO" DA NOSSA LÍNGUA: JOSÉ SARAMAGO!

Eu sei que o nosso blog é sobre esporte, mas afinal existe uma coisa que nos une a todos e que é fundamental para a nossa comunicação: "a nossa língua portuguesa". Permitam-me então homenagiar um dos maiores expoentes contemporâneos
da nossa língua, da nossa Literatura, que nos deixou ontem (18/06/10) aos 87 anos, José saramago. O "Mago" colocou a nossa língua portuguesa no mapa mundo da Literatura Contemporânea e até hoje foi o único dentre cento e poucos ganhadores do Prêmio Nobel a escrever no idioma de Camões. Homem que nasceu pobre mas cedo aprendeu a se virar e teve em seus avós grandes "professores", embora analfabetos, foram seus professores de vida. Homem autodidata, ateu, comunista, ousado, desenvolveu em sua vida variadas polêmicas principalmente relacionadas com a religião e a política.
Escreveu grandes obras, tais como: "Memorial do Convento", "Jangada de Pedra", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", "Ensaio sobre a Cegueira", "A Viagem do Elefante", "Caim", entre outras.
Para terminar, deixo algumas frases suas que muito aprecio:
- "Matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino"
- "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
- "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo"
- "O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas, o que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas"



1 comentários:

  1. Confesso que ainda não li Saramago, mas a sua história vale a pena ser lembrada e que legado deixou para a língua portuguesa.
    E que a nossa pátria seja a língua portuguesa.
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author