Nós somos cúmplices, nós somos culpados.


Tenho ouvido muitas críticas em relação ao nível técnico dos jogos da Copa até aqui e com elas concordo plenamente. Salvo Argentina X Nigéria, o massacre da Alemanha sobre a Austrália e, forçando a barra, o empate entre África do Sul e México, as demais pelejas foram de amargar.

É claro que de algumas Seleções não se pode esperar muita coisa. Argélia, Eslovênia e Grécia, por exemplo, têm mais é que jogar com 10 na defesa, pois caso contrário, horríveis que são, sofreriam goleadas a cada rodada. No entanto, é triste e alarmente ver equipes do porte de Inglaterra e França apresentarem um futebolzinho sem-vergonha e voltado apenas para a obtenção do resultado.

Dizem os entendidos que o esporte mais popular do mundo evoluiu muito nas últimas décadas. Preparação física e esquemas táticos sofisticados substituíram o toque de bola e o talento genuíno na luta por títulos. As “Linhas de 4″ de Mourinho e a “disciplina tática” de Dunga tornaram-se os “musts” de uma modalidade onde o objetivo primeiro deixou de ser marcar, mas sim não sofrer gols.

E nós, torcedores, aplaudimos tudo isto de pé.

Por várias vezes ao longo do ano defenestramos as “gracinhas” dos meninos santistas e vibramos com a queda do Barcelona diante da Internazionale. No Mundial, secamos intensamente as talentosas Holanda e Espanha, minimizamos o talento argentino devido “a problemas no lado direito da defesa” e, provavelmente, atribuíremos o show de Özil e seus companheiros à fraqueza australiana.

Acho que não percebemos ou, pior, acho que ignoramos mesmo. Afinal de contas, se nosso time ganhar a taça que mal há em jogar feio, não é?

A Copa 2010 deveria ser encarada como um alerta dos deuses do futebol. Aos pouquinhos, mas constantemente, essa paixão mundial é destruída. A persistir o ritmo, em 2014, aqui no Brasil, teremos uns 3 ou 4 bons jogos e olhe lá. E nós, cumplíces da mediocridade que somos, não poderemos reclamar. Assim como também não podemos fazê-lo agora.


Por Roberto Junior


0 comentários:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author