E SE ELES PUDESSEM JOGAR?

Para quem como eu não teve a oportunidade e a felicidade de ver “ao vivo” dois craques fenomenais como o “Rei”Pelé e o “Pantera Negra” Eusébio, surge a interrogação ás vesperas do grande jogo de futebol falado em português, Brasil X Portugal - Copa do Mundo 2010: “Como seria esta partida da Copa do Mundo 2010 se pudessem jogar Pelé e Eusébio?” Pois se há 44 anos atrás, eles se encontraram na Copa de 1966 aí com uma vitória, chamada então, da vitória da “bola quadrada” ou do “futebol força” como os europeus resolveram chamar a dureza e muitas vezes a violência com que encaravam principalmente o futebol técnico, o “futebol arte” do Brasil, Argentina e Uruguai. Já não há os craques de outrora, embora tenhamos grandes jogadores, o que conta neste futebol contemporâneo são as tácticas e a preparação física dos atletas, ficando em planos secundários a técnica e habilidade dos futebolistas.
Dentre muitos aspectos interessantes deste duelo, destaco os dois mais recentes: A última derrota de Portugal foi precisamente para o Brasil em novembro 2008 por 6X2 em Brasília e a primeira derrota do Brasil dirigido pelo atual selecionador Carlos Dunga foi exatamente em fevereiro de 2007 frente á Portugal em Londres por 2X0.
Para muitos este é jogo mais esperado, onde eu me incluo, talvez uma final desejada, neste caso, antecipada. Efetivamente acho que teremos um grande jogo, embora sem alguns dos melhores jogadores de ambas seleções, pois seus técnicos a pensar na próxima fase deverão poupar alguns e importantes atletas.
Para terminar e como não se joga em todas as Copas um Brasil X Portugal, aproveitando o que fudamentalmente une os dois países, incluo dois dos maiores “craques” da nossa língua portuguesa e da poesia luso-brasileira: Fernando Pessoa (O Infante); Chico Buarque de Holanda (Fado Tropical).

O Infante
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português,
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal.


Como não existe futebol sem "gozação", cá vai uma...

2 comentários:

  1. Vamos ver amanha o q nos espera, e pelo q parece não teremos os astros do real em campo... não sei se C. Ronaldo joga... Mas é uma pena não ver esse duelo... bjs e sorte pra nos!

    ResponderExcluir
  2. Vai ser um duelo desfalcado dos astros, não só de Euzébio e Pelé, mas será mais um que entrará para a história.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author