Vida longa e próspera aos meninos da Vila!


Editorial ZDA


Vida longa e próspera aos meninos da Vila! Assim diria o Doutor Spock, personagem do clássico Jornada nas Estrelas, caso algum dia assistisse a uma partida do Santos.

Guris de muito futuro, os comandados do também promissor Dorival Júnior, emocionam o torcedor justamente por remetê-lo ao passado.

Os 90 minutos de um jogo do Peixe 2010 são uma deliciosa viagem no tempo. Como se prestassem uma linda homenagem a seus antepassados de clube, Neymar, André, Paulo Henrique e seus companheiros desfilam arte pelo gramado.

Em épocas regadas a Dunga, Felipe Melo, retrancas e complexos e chatos esquemas táticos, a molecada teima em desafiar o pragmatismo e a rigidez dita moderna.

Talvez até, sejam anjos enviados pelo deuses que regem o futebol brasileiro com o objetivo de recuperar a alegria que começou a se perder em 1982.

Dirão os despeitados, que eles "só goleiam adversários fracos". Dirão os racionais,que "eles ainda não ganharam nenhum título". Não importa. Tal como muito bem definiu seu treinador, essa equipe não precisa de troféus materiais para gravar o nome na História.

Para aqueles que ainda não chegaram aos 50, ver o Santos em campo é uma imensa oportunidade. Eu, por exemplo, tricolor convicto tenho dispensado de me penitenciar com algumas exibições do meu time de coração, em detrimento da ópera santista.

É bem verdade que já fui brindado, ao longo dos anos, com outros times de grande categoria. O Vasco de 97, a Dinamarca de 86, o São Paulo de Telê, o Palmeiras da era Parmalat e o atual Barcelona são apenas alguns dos esquadrões que tiveram o poder de me prender à frente da TV a cada rodada.

No entanto, o Santos de agora e que, infelizmente, pode não ser o de amanhã, é especial. Através dele, entendo porque meu pai tanto fala de Coutinho, Pelé e Pepe. Através dele, compreendo oporque os flamenguistas mais antigos tanto exaltam a geração campeã do mundo. Através dele, vejo porque a Holanda de 74 ficou marcada positivamente mesmo na derrota.

Tão logo chegue ao céu e reencontre Garrincha, Didi e outros craques inesquecíveis, Mestre Armando Nogueira terá muito o que contar. E, sem dúvidas, bastantes palavras carinhosas serão resevadas a esses meninos que, ouso dizer, não são somente da Vila Famosa, mas sim, patrimônio de todo o futebol brasileiro. Vida longa e próspera a todos vocês! Um abraço!


Por Roberto Junior


1 comentários:

  1. Vai com Deus, Mestre! Acompanhe o show dos Meninos da Vila aí de cima, e aproveite pra reencontrar alguns de seus personagens!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author