ONDE É QUE EU JÁ VI ISTO?

A comunicação social européia costuma dar ênfase às barbaridades e bizarrices que acontecem no futebol sul-americano, à violência dos estádios e à que acontece fora deles, à violência dentro dos gramados entre jogadores, árbitros, dirigentes, etc. afirmando sempre que são coisas “de países sul-americanos”.
Como diz um velho ditado: “no melhor pano cai a nódoa”.
Como cidadão sul-americano não gosto de tais procedimentos dos mídias europeus, não pretendendo radicalizar tais manifestações, o meu sentimento é que existem vádios e energúmenos em todos os países do mundo, independentemente de classe social, nacionalidade ou escolaridade. Efetivamente provado em pleno Estádio Olímpico de Berlim , palco que serviu exatamente para a final da Copa do Mundo 2006 e que no sábado último (13/03/10) deu lugar a um acontecimento impensável: a invasão de torcedores (cerca de 150) munidos de paus de bandeiras e de outros objectos, invadiram o gramado no final da derrota caseira do Hertha de Berlim com o Nuremberg (1X2), destruindo o banco de reservas e obrigando os jogadores a recolher aos vestiários onde foram protegidos por seguranças. Vários policiais ficaram feridos na sequência dos distúrbios provocados pelos torcedores, mas sem grande gravidade. Este resultado sentenciou a despromoção do Hertha de Berlim para a 2ª divisão da Bundesliga. Como há cerca de três meses aconteceu “num país sulamericano” com torcedores do clube que sofreu o mesmo destino.
Esse texto não quer de maneira nenhuma culpabilizar ou desculpabilizar quem quer que seja, mas sim mostrar que a ideia, complexo ou mania de superioridade não passa disto mesmo, …mania!
...ou se quiséssemos partir para uma área mais complexa e/ou filosófica, seria sim um complexo de inferioridade, mas isso já será outro assunto.

1 comentários:

  1. POis é... não é "privilégio" Sulamericano isso. Mas cabe lembrar que por aí não há cercas ou alambrados, e as invasões são muito, muito menos frequentes que aqui, onde há sempre algo entre o gramado e as arquibancadas...

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author