Organizada X Torcedor de verdade !


O Futebol é mágico, é insano, apaixonado, não tem limites entre a razão e a emoção na maioria das vezes ! Quando se fala e se discute futebol, as opiniões divergem, cada um vê o jogo de uma maneira particular e em alguns aspectos, até conseguimos concordar em quase tudo. Quando se fala de SPFC na Libertadores então, é consenso de que o torneio é o mais importante para nós São Paulinos.

Ontem, esperava 40 mil pessoas , tivemos anúncio de 35 mil, mas posso garantir que não tínhamos 28 mil. Muitos devem ter comprado o pacote e desistido devido as chuvas, trânsito e horário do jogo. Chega a ser cruel com o torcedor ter de sair depois da meia -noite do jogo, e sem transporte, ir a pé para sua casa!

Mesmo assim, o clima é diferente, a torcida do SPFC parece se transformar na competição, a ponto de empurrar mais o time, a participar mais do jogo! Ontem, não foi diferente.

Vcs já devem ter lido sobre o fato ocorrido entre a TTI e o sócio-torcedor , ou o torcedor comum, que se senta nas azuis do Cícero Pompeu de Toledo. A torcida das laranjas se omite em gritar o nome de Richarlyson, os demais setores o fazem, aí vem o xingamento da organizada, e ontem, como resposta, um sonoro coro de que o SPFC não precisa deles ! Troca de ofensas, xingamentos entre o que todos são, ou deveriam ser ,São- Paulinos de coração, torcedores do Clube, da instituição, do Pavilhão.

Penso que todo torcedor tem o direito de gostar do jogador A ou B, e o outro não. Como diziam nossos avós, o que seria do azul se todos gostassem do laranja não é mesmo ? Mas ontem o que me preocupou, é que isso ganhou contornos de barril de pólvora, algo prestes a explodir e ocasionar alguma desgraça.

Enquanto nas arquibancadas pelo Brasil vejo e escuto lindas músicas de incentivo aos Clubes, e que me desculpem a sinceridade até porque não sou baba-ovo de time e torcida alguma, sou sim um amante do futebol e da alegria que ele proporciona a milhares de torcedores pelo Brasil e pelo Mundo, são de arrepiar.

O Tema da vitória nas vozes de milhares de flamenguistas, os Mamonas Assassinas nas vozes de milhares de colorados, deviam dar alguma idéia de que é possível ser inovador, ser atuante, mas empurrando o time, o clube, exaltando o seu nome.

Até porque, as músicas feitas ao SPFC ganham a adesão de todo o estádio !

Vou ao campo para gritar o nome de meu time, de meus jogadores, goste deles ou não, estão lá representando o que mais amo, depois de Deus e da família, a coisa mais importante de minha vida, e me arrisco dizer , da vida de milhares de vcs !

Gritar ou não o nome de um determinado jogador, é direito de cada cidadão, de cada torcedor que vai ao campo. Mas fazer isso de maneira proposital e descabida, apenas por perseguição e para impor sua linha de pensamento aos outros, é errado.

Espero que isso acabe, que o torcedor que quiser não gritar o nome do jogador Richarlyson, faça-o, mas que respeite aqueles que gritam. Que ao empurrar o time , o faça aos gritos de São Paulo Futebol Clube. O que realmente importa, o que realmente amamos! Somos todos São Paulinos ! Uns preferem se associar a uma organizada, que acompanha o time onde ele for, outros, preferem ser sócios torcedores, colaborar com o Clube. Outros , são “apenas” torcedores, e também acompanham.

Quero uma torcida coesa, que se respeite, que saiba o lugar de cada um, e mais do que isso, que ame o que realmente importa, o São Paulo Futebol Clube. Que respeite os 11 guerreiros que entram em campo para nos representar, e que respeitem , principalmente, a individualidade de cada um, e a de todos nós!

Por : Deco



2 comentários:

  1. Não há futebol sem torcida e vice versa. Torcedor de verdade é aquele que marca presença no bom e no mal momento do seu time e o apoia totalmente. Infelizmente em toda a sociedade existe racismo e xenofobia e no futebol não é diferente, as ações ficam com quem as pratica e os energumenos têm em todo o lugar. Sorte à verdadeira torcida são-paulina e bom carnaval.
    Grande abraço.
    Ricardo Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Deco,quanto tempo sem comparecer aqui,alias em todos os espaço,enfim até no meu propio blog que anda muito abandonadopor mim,não por vontade propia,mas sim por culpa do tempo escaço que encontro nomomento,mas espero logo estar de volta para comentar em seu blog,e nos demais amigos,sobre seu tex5to muito bom como sempre,seu ponto de vista está perfeito,sempre digo que torço para meu clube e não para nehuma torcida,acho que todos somos torcedores e temos nosso ponto de vista,que pode ser questionado sempre, sempre respeitado,acho se o atleta dentro de camo faz sua parte é o que importa sua vida particular pouco me interessa,temos sim é que apoiar nossos atletas dentro de campo,e esperar muita luta e vontade de vencer dos mesmo,para o sucesso de nosso tricolor.
    Um grande abraço e que nosso tricolor possa nos encher de alegrias esse ano.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author