ROUBOS DE IGREJA

No dia que se assinala 25 anos da morte de José Maria Pedroto, certamente o maior treinador português de futebol de todos os tempos, e no qual, o espírito e a lenda do “Mestre” perduram no tempo. Há uma marca que a história jamais apagará, uma marca profunda e indelével no crescimento e na afirmação do F. C. Porto no futebol português, europeu e mundial. O “Zé do Boné” lutou contra o poder centralizado na capital e ajudou a construir a hegemonia do F. C. Porto no futebol português desde o final da década de 70 do século passado, graças a uma parceria indestrutível com Pinto da Costa. Entre as suas célebres expressões pedrotianas, uma encaixa perfeitamente no atual momento do futebol português: “Temos de lutar contra os roubos de igreja no Estádio da Luz”


Esse sentimento vem efetivamente a próposito deste fim de semana no futebol em Portugal, nesta época desde o início ficou pré-estabelecido que o S.L.Benfica seria o campeão Português 2009/10, digo, pré-estabelecido por seus dirigentes, seu novo técnico e principalmente pela comunicação social da capital (Lisboa). Os outros 15 clubes da Liga Sagres (1ª divisão) lutariam pelos lugares que dariam acesso as competições européias e pela manutenção na 1ª divisão. Aliás, como sistematicamente acontece aqui neste país, o que interessa é a capital e o resto é paisagem, infelizmente (para eles) o F.C.Porto quebrou esta regra à cerca de três décadas para cá. Contudo esta época, parece que o “andor” tem contagiado mais do que o habitual, mais que o razoável. Compreendo que o Benfica é o clube que tem mais torcedores, que vende mais, porque é da capital, por ter sido foi o clube do “regime”, mas ser levado “ao colo”literalmente pelos “contagiados” árbitros, isso é demais! Que haja erros de arbitragem para ambos os lados, até em favorecimento do S.L.Benfica em alguns lances e jogos até passa, enfim é um time grande. Mas abusarem de faltinhas marcadas, penaltis que não existem; penaltis escandalosamente cometidos não marcados; faltas e agressões sem os castigos merecidos e claro, o famoso “Túnel da Luz”, provavelmente um dos lugares mais perigosos de Lisboa, quiça da Europa, túnel este que dá acesso aos vestiários das três equipes intervenientes no espetáculo do Futebol, túnel que possui câmeras de filmagem, mas que não mostram as imagens de agressões que lá acontecem, túnel este, que serviu para a Comissão Disciplinar da L.P.F.P. (Liga Portuguesa de Futebol Profissional) suspender preventivamente os jogadores do F.C.Porto, Sapunaru e Givanildo Hulk, depois de serem expulsos por supostas agressões à um steward (assistentes de recintos desportivos) já terminado o clássico do último dia 20/12/09, agressões que falaram……disseram……sem que ainda tenha sido visto qualquer foto, filmagem, etc. Jogadores que estão suspensos sem data prevista para voltarem a exercer as suas carreiras. Em sentido contrário, a Comissão Disciplinar da Liga age mostrando com as filmagens dos jogos que contém lances de extrema violência e agressões dos jogadores que ao que parece possuem algum estatuto de “ineputáveis”. Talvez estes ultimos factos e decisões funcionem como “um final de festa”, pois este atual Corpo de Dirigentes da L.P.F.P. estão em fim de mandato e claro, pelo jeito é/será preciso “mostrar” serviço.
Me perdoem os amigos, essas linhas servem para mim como um desabafo, até porque há um ditado por cá que diz: “Quem não se sente, não é filho de boa gente!”.
Eu aceito a supremacia do adversário, desde que seja verdadeira e honesta e sem a conivência das entidades responsáveis pelo Futebol, o que não suporto e não aceito é que tentem (permitam-me a expressão) “emprenhar” os meus ouvidos e/ou olhos. Portanto e para terminar, O F.C. Porto continuará a lutar contra tantos roubos de igreja.


2 comentários:

  1. Fernandes, será que estão querendo acabar com a supremacia portista pelas vias ilegais? É uma pena...Abraço! Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, o Braga vai pulando na frente, hehehe

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author