Quero um Campeonato Mineiro diferente!


Caros leitores,

Há quem diga que quando o assunto é Campeonato Mineiro, não há o que se esperar da final dessa competição.

Para averiguar tal afirmação, convido você, a fazer comigo uma retrospectiva na história do Campeonato.
História
Organizado pela Federação Mineira de Futebol, o Campeonato até o final da década de 1950, era conhecido como Campeonato da Cidade. Nesse período de história do campeonato, podemos destacar que ele teve duas fases: antes e depois da construção do Mineirão
A época chamada de "Era Mineirão" marca o crescimento do time mais jovem da capital, o Cruzeiro, que assumiu um papel de destaque no cenário esportivo nacional após vencer o Santos de Pelé na final da Taça Brasil.

A partir daí as finais do Campeonatos aconteceram entre os times da capital Mineira. Até o último Campeonato, foram 44 finais disputadas por Atlético e Cruzeiro, onde: 23 vezes o Cruzeiro foi Campeão e o Atlético 21 vezes.

E vendo esses dados é que digo a vocês caros leitores, precisamos mudar o futebol do Interior. Quero um campeonato Mineiro diferente!

Para nós cruzeirenzes e atléticanos é muito favorável essa situação, mas será que é justo considerarmos campeões dessa forma?

Dificilmente, vêmos algum Cruzeirense se preocupar em um jogo contra Uberaba, Villa Nova, Tupi e etc, como se preocupa com um jogo contra Atlético e da mesma forma não vêmos Atléticanos preocupados em enfrentar Uberlândia, Ituitaba e etc, como se preocupa com um jogo contra os Cruzeirenses.

O que deve ser feito diante dessa realidade?

Antes de mais nada acredito que isso não teria que está partindo de uma mera telespectadora do campeonato, mas sim da Federação Mineira de Futebol, que deveria buscar parceiros, que possam apoiar esses times e assim adequar o orçamento à realidade de cada um deles e conseguir manter esses times em competições que valham alguma coisa pelo ano inteiro.
Não podemos deixar essa deficiência no esporte do interior, pois é através dessas rivalidades regionais que são criados os vínculos das torcidas, são desses times que surgem grandes atletas.
E você o que acha dessa situação? Será que há alguma esperança para o futebol do interior?

Obs: Venho a pedido do responsável pelo Futebol Mineiro colocar essa matéria. Peço desculpas por não ter a mesma qualidade que os textos do Cézar.

Abraços da Gih




4 comentários:

  1. Pedir desculpas Gi?! Nada disso né?!
    Tá ótimo o texto! Parabéns mais uma vez e é um prazer ter você, que entende MUITO do futebol, principalmente de Minas Gerais, falando aqui no ZDA!
    Volto em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Valeu!
    Agradeço Cézar pela oportunidade e confiança!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Venha conhecer o meu Brecho Virtual!

    Enquanto Durar o Estoque Brechó!

    http://edebrecho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, Gih!

    E dá-lhe Ipatinga!! E o Coelho vem forte esse ano também, hein...

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author