A que futebol Dunga e Lúcio assistem?

Essa informação eu li no Blog do jornalista Valdomiro Neto e acho que é pertinente sua discussão por aqui.


Dunga e Lúcio, respectivamente técnico e capitão da Seleção Brasileira, devem ter conceitos ultra-secretos sobre o que, de fato, é futebol. Na votação da FIFA para a escolha do melhor jogador do mundo em 2009, o comandante e o 1º oficial do escrete canarinho fizeram opções, no mínimo, curiosas. Enquanto Dunga escolheu Fernando Torres, Lampard e Drogba como seus preferidos, o zagueirão do Bayern optou por Drogba, Eto'o e Ibrahimovic, todos aliás fantásticos jogadores.

Desde a eleição da menina mais bonita da escola, até a escolha do maior atleta do esporte mais popular do mundo, concursos dessa natureza são sempre recheados de polêmicas, pois, via de regra, acabam por serem resolvidos pela boa e velha subjetividade. Também há de se deixar claro que não venho aqui questionar a competência da dupla brazuca na hora da decisão. Quem sou eu, um humilde "pitaqueiro", para desabonar a opinião de um treinador cujos ótimos números refletem o sucesso do trabalho e daquele que considero o melhor zagueiro do mundo?

No entanto, assim como aconteceu a Valdomiro Neto, um detalhe me chamou a atenção nas mini-listas de nossos compatriotas: a ausência do nome do argentino Lionel Messi. Não que, obrigatoriamente, a "pulga" hermana devesse obter a unanimidade no primeiro lugar. Repito. Opiniões são opiniões e devem ser sempre respeitadas, por mais exdrúxulas que às vezes pareçam - para conhecimento, houve outros técnicos e capitães que preteriram o craque do Barcelona, entre eles o ex-são paulino Diego Lugano. Contudo, me pego a imaginar quais teriam sido os critérios utilizados por Dunga e Lúcio, dois vitoriosos e que, comprovadamente, entendem de futebol, para excluir Messi do rol dos três melhores do ano.

Em seu texto, Valdomiro Neto trabalha com algumas hipóteses. A primeira e mais plausível delas é a de que Messi não mereceu o voto por nunca ter jogado na Seleção Argentina, tudo aquilo que rende na Catalunha. Argumento verdadeiro, porém, a meu ver, inconsistente. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, foi eleito melhor do mundo merecidamente sem nunca ter brilhado com a "amarelinha" - em 2002, ele era mero coadjuvante. A segunda delas é a de que os brasileiros ainda estariam magoados com os aplausos destinados a Messi e proferidos pela torcida mineira em 2008. Esta, prefiro desconsiderar. Me recuso a aceitar a possibilidade de que dois profissionais da bola, do mais alto calibre, alimentem "birrinhas" de tal tipo.

No meu entender, a explicação é bem mais simples. Messi representa tudo de oposto ao que Dunga e Lúcio concebem por futebol. É senso comum, que o treinador brasileiro é avesso ao puro futebol-arte. Dentro de sua filosofia, futebol é resultado e não fantasia. Por isso, temos hoje uma Seleção eficiente, é verdade, mas muiiiito longe de nossas tradições. Por favor, não encarem esse quinto parágrafo como uma crítica. Apesar de não concordar com algumas opções "Dunguísticas", reconheço todos os méritos do trabalho que vem sendo desenvolvido. Entretanto, não há como deixar, analisando os votos de dois de nossos pilares, perguntar: a que futebol eles assistem? Bom dia e abração para vocês!

Por Roberto Junior (colaborador de futebol internacional)

2 comentários:

  1. Hahahahahaha
    Muito fanfarrões esses dois mesmo.
    Concordo com vc, acho que o Messi representa um futebol que não é muito valorizado pelos nossos chefões do momento.

    ResponderExcluir
  2. A escolha é livre e democrática, com o pormenor de não votar nos compatriotas. Portanto quem vota é responsável pelas suas escolhas.
    Feliz Ano Novo, grande abraço.
    Ricardo Fernandes.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author