Perfil 2010 - SPFC

Boas !!

Hoje trago para vcs, a Coluna de um amigo , que fala muito bem sobre o que se esperar do SPFC em 2010 ! Boa leitura!! Um Abraço, André (Deco)

2010: Perfil do São Paulo desejado por JJ

2010: Perfil do São Paulo desejado por JJ. Será diferente em absolutamente tudo. Um time novo forma-se, muitas caras, caretas, vozes e chiados não serão mais ouvidos. Jogadores como Hugo e Borges que anunciamos aqui com exclusividade há quase 2 meses, foram para o Grêmio e agora, aprontarão por lá. Farão companhia a Souza, Fábio Santos, Lúcio e muito provavelmente à Leandro. Praticamente um São Paulo do Sul.

Jogadores como estes, que desagregam o grupo, preocupam-se apenas com si próprios, não aceitam banco de reservas e procuram formar panelas, não estarão mais entre o elenco Tricolor. Tal qual Dagoberto. Ele deve vestir a camisa do Bayer ou ir para a Ucrânia. Hernanes, que é um dos poucos que ainda reivindicava e formava grupos, também pode sair. Jogadores que nada constroem, não se doam e sofrem com alternância muito grande de humor e de futebol, ficam abatidinhos em campo, estão fora ou saindo, tal qual Rodrigo e Jr César (deve sair pois perdeu espaço).

Aislan, uma decepção (para quem se iludia, eu sempre avisei) que nunca se firmou. Gonzalez, terá os seis meses mais decisivos de sua vida para definir se ficará ou não no Tricolor após a metade do ano. Richarlyson é outro que tende a deixar a equipe, apesar de insistir em permanecer. Basta a proposta chegar redonda. Zé Luís também tem propostas, André Dias fica. Ou seja, o time, terá uma cara incrivelmente nova. E isto, é excelente. Começaremos de novo e um novo ciclo será iniciado. O melhor de tudo? O perfil dos jogadores é completamente diferente deste time que vimos em 2008 e 2009.

Perfil. Mais do que apenas futebol no pé, conversando com minha fonte no clube, JJ decidiu que só quer jogadores vestindo a camisa do São Paulo, com o seguinte perfil: guerreiros, raçudos e brigadores. É isto aliado ou a muita força ou muita habilidade. A própria permanência de Washington, tem a ver com isto.

Lembrem-se que mudança radical assim, deu-se em 2004. O time começou a ser a base do São Paulo vencedor do quadriênio 05-08. Vejam, que todos os jogadores que estamos agregando ao elenco, tem em seus históricos, serem atletas de luta, de garra e que correm muito em campo. Daqueles que não desistem. Algum maldoso, pode falar de A. Luís que tem excesso de força. Mas, não é disto que falo, digo mesmo é de raça. O próprio André Luís, para ele, isto não falta. São jogadores que não se entregam e não aceitam perder nem na moedinha.

Tem que ser jogador, que na hora de decidir, decida. Que na hora de crescer, vira um monstro. Que em decisões, entre rachando, que saia de campo quebrado, com câimbra, morto de tanto correr e lutar. Que não só bata no braço e no peito, como imponha respeito por seu futebol em campo. Que a torcida o respeite pela luta e dedicação, pela honraria de vestir a camisa e ser digno de vesti-la.

Sem os chavões de sangue nos olhos, coração na chuteira, faca nos dentes. Que seja um cara de brio, guerreiro. De que adianta técnica sem luta? Quem esquecerá de Lugano, Aloísio, Leandro, Josué, Fabão, Luizão pela raça? Foram jogadores que acima da técnica, nos deram o sangue, o suor e por isto, viverão em nossos corações e nos emocionam mais do Kaká nas imagens do passado. L. Fabiano, que era a mescla de ambos, tornou-se um ícone. Washington, nos deu a volta por cima por isto. Viu que apenas gols, não adiantavam. Queremos não só seu corpo em campo, queremos sua alma. Esse é o perfil!

Critérios. Primeiro, terem ou um potencial imenso a ser desenvolvido ou já serem macacos velhos da bola. Jogadores medianos em capacidade técnica ou de força, não tiveram vez. Currículo é claro que pesou. Porém, alguns, é sabido que podem dar aqui, além do que deram em outros lugares.

Além da raça acima destacada no perfil, foi exigido que os jogadores soubessem arrematar a gol. Que estes jogadores, soubessem chutar. Parece básico e redundante, mas é isto mesmo. Nada mais de Dagoberto e Jr César que correm muito, tem futebol, mas não conseguem finalizar. Vejam que o nosso elenco para 2010, é basicamente de finalizadores. Jogadores que com um lance, jogam de lado e conseguem o arremate, tem recursos além de condução de bola, toque de lado ou cruzamentos. MP, CP, Jr Dutra, Breno e até mesmo A. Luís chutam muito bem. Fazem gols e fizeram sempre por onde passaram. Fernandinho, é novo e aposta, mas habilidade e chute ele tem. Xandão, tem números superiores no Barueri aos nossos zagueiros no São Paulo. Fernandão, nem preciso comentar muito. Em jogos truncados, cerrados, além de raça, chute e precisão de fora, precisamos de jogadores com estrela.

Atletas que são predestinados a marcarem gols em decisões e destacarem-se sob pressão. Que entram e sabem que ali, farão história, que a perna não treme, que decidirão e escreverão mais um capítulo vitorioso em suas carreiras e nos times que passam. O fator bolas áreas, cabeçadas, potencial em bola parada, são outros diferencias tão óbvios que apenas cito e não preciso explicitar. Afinal, Breno: 1,87m; L. Lima: 1,87m; Xandão: 1,93m; A. Luís: 1,92m. Fernandão, se vier: 1,90m.

Sei que muita gente está achando péssima, ruim ou mais ou menos a nossa lista de reforços. Porém, saibam que nossa lista é 80% igual a de nossos maiores rivais e que eles estão enfurecidos conosco pela surra na briga pro reforços nos bastidores. Vencemos em todas que entrarmos até aqui. Perdemos o Danilo? Não sei. O que soube, é que nenhum esforço foi feito. Agora, Roger Galisteu, que tem excelente relacionamento com JJ, pode vir. Há quem fale em L. Domingues, Lincoln. Sinceramente, acho difícil. Fernandão é um caso complicado, uma incógnita. Tudo depende do jogador. E Cicinho, idem. Se ele conseguir liberação, fará história aqui novamente. Alex Silva jogará onde pagarem mais. Como foi Danilo.

OBS: Para quem está muito ansioso por reforços na meia, a aposta no clube é forte em Oscar, Marlos, Diogo e Wellington. Detalhe: RG dará foco ao meio de campo forte, protegido, posse de bola. Quer ter 3 homens mais à frente, o centroavante e dois jogadores flutuando atrás. Podemos esperar um esquema mais pegador e mais inchado no meio em 2010.

A base terá chances no Paulistão. O time principal terá foco total na Libertadores. As oportunidades surgirão. O time pode ter ingresso de outros nomes de quem se destacar nos jogos alternativos. Quem apresentar os critérios acima. Roger, Rafinha, S. Motta, W. Diniz entre outros terão a última chance.

Quando me perguntam dos reforços, acham os nomes regulares, eu fico confiante. O caminho é este, o rumo certo. É isto que queremos. Mostrar que se o título não veio, se a vitória não saiu, não foi por falta de nenhum dos critérios acima. Queremos um time para nos orgulharmos, com gente que vibra e nos faz vibrar com eles. Além de apenas jogadores. Queremos ver o W9 do final do ano, mais do que nunca, um coração valente. Queremos um time de corações valentes. Queremos vergonha cara. Queremos o time cascudo de volta. Queremos que quando falem do São Paulo, digam que é um time de raça, forte e brigador, guerreiro. Dificílimo de ser batido. Queremos que honrem o Maior do Mundo.

Que a torcida faça o papel bonito que fez em 2009 comparecendo, acreditando, com médias altas de público. Que continue abraçando o time e apoiando, dando força e moral para que empurremos o time para frente. Que nossos corações vermelhos, pretos e brancos pulsem e dominem os gramados em 2010.

Que reconquistemos o Brasil, a América e o Mundo!

Informação de Última hora: A venda de Alan Kardec ao Benfica, pode ser o indício final do caso K9. Com o novato ex-Vasco, K9 fica sem espaço e será devolvido ao Barcelona. E o Barcelona, que não queria emprestá-lo a um clube de fora da Europa, agora fica sem opção. K9 quer jogar a Libertadores. Se algum dia, o boato careceu de fundamentos, agora tem de sobra. Dagoberto é amigo pessoal dele. Será que veremos K9 no Tricolor em 2010?

Por: Alexandre Zanquetta

Obs - O ZDA tem um link no Blog do zanquetta, a quem agradecemos a oportunidade!


4 comentários:

  1. Deco esta notícia do Keirrison pode ser boa, uma alternativa ao centroavante alto e brigador como Washington e talvez Fernandão.

    ResponderExcluir
  2. O São Paulo é um dos clubes melhor estruturado do Brasil em todos os campos e aspectos. Provavelmente deverá perder algumas "jóias da coroa" entretando deverá contratar bons jogadores para solucionar as eventuais saídas. Tomara o meu clube de coração tivesse esta estrutura e essa organização, quem sabe um dia volte a ter.
    Sobre a transferência de Keirrison, ouve-se por cá que ele poderá jogar em algum clube grego já a partir de Janeiro.
    Grande abraço.
    Ricardo Fernandes.

    ResponderExcluir
  3. O que esperar do SP pro ano que vem? Disputar o título. Todos eles. O clube tem uma estrutura fantástica, veio de um ano de vaca magra após uma sequência mega-vitoriosa. Só espero que a Liberta venha pra Gávea, hehehe

    ResponderExcluir
  4. Que saudades do time de 2005 heim,o Lugano podia voltar pro Sampa
    Agora se o Fernandão vier para o tricolor aí seria lindo heim,esse tem raça,tecnica e estrela ele ja ganhou e tem cara de Libertadores.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author