TUDO OU NADA.

Esta noite conheceremos as seis ultimas seleções classificadas que disputarão a próxima Copa do Mundo 2010 na África do Sul. Portanto será uma noite de grande futebol e de “tudo ou nada” para as 12 seleções em busca das ultimas vagas. Na minha opinião esta expressão do “tudo ou nada” não significa exatamente “vida ou morte”. Refiro-me principalmente ao ambiente que temos acompanhado em alguns desses jogos de playoff (repescagem). Vimos no fim da semana passado, o ambiente hostíl, diria mesmo “clima de guerra”, em que a seleção argelina foi recebida no Cairo, capital do Egito. Esta foi hostilizada, insultada e os jogadores argelinos feridos em consequência dos apedrejamentos ao ônibus a caminho do aeroporto para o hotel. O jogo terminou com a vitória do Egito por 2X0 empatando a classificação em todos os itens de desempate e adiando a decisão para um novo jogo, neste caso em campo neutro, em Cartum, capital do Sudão que está a preparar um dispositivo de segurança reforçado com um contingente de mais de 15 mil policiais espalhados pela capital para o decisivo jogo entre Egito e Argélia. Em consequência, na segunda-feira passada, os argelinos retaliaram, incendiando a sede da “Egypt Air” em Argel.
O mais incrível na minha opinião, é que tais procedimentos de violência e pressão já deveriam estar totalmente ultrapassados, métodos de seleções e times inferiores que eram comuns no séc. XX. Até porque o principal “slogan” usado pela entidade reguladora do futebol mundial incentiva o “FAIR PLAY”. Neste caso do Cairo a FIFA está a rever todos os relatórios e documentação relacionados com o jogo Egito X Argélia para depois se posicionar e pronunciar sobre os fatos ocorridos.
Outro dos jogos de “vida ou morte” envolve a Seleção Portuguesa que foi recebida com muita hostilidade na capital da Bósnia. A equipa portuguesa chegou a Sarajevo tendo à sua espera cerca de 60 torcedores bósnios que utilizaram várias atitudes agressivas e de intimidação. Os portugueses foram ameaçados, insultados e cuspidos, sob a passividade das forças de segurança. A hostilidade chegou ao ponto dos insultos terem sido ditos em inglês, para que os portugueses os pudessem entender. Num clima de guerrilha mental e intimidação claro em relação à Selecção.
A Federação Portuguesa de Futebol já manifestou, entretanto, a vontade de apresentar uma queixa à FIFA.
Antes disso, o selecionador da Bósnia e Herzegovina, Miroslava Blazevic, já tinha comentado que os jogadores da sua seleção deveriam entrar como “lobos” no jogo desta quarta-feira em Zenica, tendo certeza que a sua seleção estará na Copa da África do Sul.
Para terminar, outro caso foi Giovanni Trapattoni, selecionador da República da Irlanda, que acusou um jogador francês que não quis identificar de ter insultado os seus jogadores no final do encontro de sábado passado relativo ao 1º jogo do playoff de apuramento para a Copa do Mundo 2010 entre Irlanda e França.
Enfim, acredito (citando José Mourinho) que isto sejam apenas “Mind Games” e nada mais que isso. Todo o resto deve ser apurado e responsabilizado a quem compete. Futebol é apenas um desporto “profissional” e nada mais que isso. Em pleno século XXI já não é admissível misturarmos futebol com “nacionalismos” chegando ao ponto de atos de chauvinismo ou populismo barato.
Os seis jogos desta quarta-feira decisiva:
Egito X Argélia
Uruguai X Costa Rica (1X0-resultado do 1º jogo)
França X Irlanda (1X0-resultado do 1º jogo)
Eslovênia X Rússia (1X2-resultado do 1º jogo)
Ucrânia X Grêcia (0X0-resultado do 1º jogo)
Bósnia e Herzegovina X Portugal (0X1-resultado do 1º jogo)

*Aproveitando a expressão do selecionador da Bósnia, deixo um vídeo com os verdadeiros “lobos” da bola, que sirva de exemplo de raça, combatividade e amor a pátria, sempre no bom sentido, responsabilidade e respeito pelos outros.*
Cá estou,
Ricardo Fernandes.

1 comentários:

  1. Já tinha cantado a pedra da outra vez, e confirmo meus palpites: na Europa, passam Portugal, França, Ucrânia e Rússia.

    Uruguai deve passar fácil pela Costa Rica Renê Simões deu mole contra os Eua, agora dançou...)

    Egito e Argéli é jogo em clima de guerra! Acho que dá Egito.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author