"O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS"


O velho continente estará a ferver neste fim-de-semana, pelo menos no plano futebolístico, pois jogar-se-ão vários clássicos e dérbis em vários países europeus. Em Itália, Genoa X Sampdória, na Sérvia, Estrela Vermelha X Partizan Belgrado, na Grécia, Olympiakos X Panathianaikos, em Inglaterra, Arsenal X Chelsea e Everton X Liverpool e finalmente na Península Ibérica jogar-se-ão os clássicos Sporting X Benfica em Portugal e com evidente destaque, Barcelona X Real Madrid em Espanha, este último, considerado: “O Clássico dos Clássicos.”
O Clássico dos Clássicos, foi descrito pelo falecido técnico inglês Sir Bobby Robson como o maior jogo entre clubes a nível mundial. E a verdade é que é difícil não concordar. Principalmente se analisarmos os elencos de ambas equipes, que são compostos pela “nata” em termos de craques do futebol mundial. Entre eles, teremos 4 ou 5 dos melhores jogadores da atualidade (Cristiano Ronaldo e Kaká pelo lado do Real Madrid e Messi, Ibrahimovic e Xavi do Barcelona). Este super clássico esta sendo encarado com tanto fervor e espetacularidade que será transmitido em várias salas cinematográficas espalhadas pela Espanha.
Entretanto este clássico não é apenas uma partida de futebol, incorpora muitos outros aspectos neste duelo entre “nações”. O conflito e a luta pela liberdade contra a repressão. Dizem que não podemos misturar desporto com política mas é completamente impossível entender um “Barça X Real” sem o fazer. Na verdade, as diferenças sociais e rivalidades entre as duas maiores cidades espanholas são o argumento para o Barcelona representar uma “nação”- a catalã – face ao Estado. Este jogo é o símbolo da liberdade e democracia face ao casaco apertado do totalitarismo e autoritarismo, o povo Catalão contra a polícia centralista de Madrid que é a equipa do ditador General Franco. Assim, o suposto apoio ao Real leva a que o rival da Catalunha seja visto como a equipa dos guerreiros da liberdade, que combatem a rejeição, repressão e os árbitros alvos de chantagens. Esta é, pelo menos, a teoria. A realidade é, pois claro, muito diferente.

Alguns dados relativamente a esta "luta" e rivalidade:
No início da Guerra Civil Espanhola em Agosto de 1936, o presidente do Barcelona Josep Sunyol i Garriga foi assassinado quando retornava de um jogo.
O momento de viragem na história do futebol espanhol, a contratação de Di Stefano para o Real Madrid foi criteriosamente arranjada pelo ditador Franco e desde então, o Barça foi sempre alvo de calúnias e prejuízos.
O maior presidente do Real Madrid, Santiago Bernabéu apoiante da extrema-direita lutou ao lado de Franco, apoiando o centralismo com mão de ferro. Madrid representava a nação e o Estado Franquista. Bernabéu chegou a afirmar na TVE (televisão estatal): “Não é verdade que eu detesto a Catalunha. Eu admiro a Catalunha… apesar dos Catalães.”
O Barcelona foi fundado por um emigrante suíço e o Real Madrid teve como 1º presidente um catalão.
Barcelona define-se de forma conscienciosa como oposição com enorme senso de comunidade e identidade. Sempre que esta forma era abafada, as vozes moviam-se para os jogos em Nou Camp que viravam sinónimo de reafirmação nacional. Só ali poderia ser falado catalão e ser mostradas as bandeiras catalãs. Johan Cruiff desafiou o sistema ao chamar o filho de Jordi em honra do padroeiro da Catalunha, tornando-se um herói externo.
A “divisão” Catalunha/Espanha ainda se mantém e ficou mais acirrada com a super-polémica transferência de Luís Figo do Barça para o Real, transmitindo a plenitude deste amor-ódio tão evidente entre os dois clubes, num misto de jogos espectaculares com uma enorme tensão entre os torcedores resumindo numa explosão de emoções. Assim é o clássico dos clássicos, um embate onde o resultado vai muito além do balançar das redes.
Cá estou,
Ricardo Fernandes.



2 comentários:

  1. Grandes clássicos sem duvida Fernandes, neste final de semana teremos excelentes opções. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Só jogão mesmo! E que jogo será esse entre Real e Barça!!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author