Homenagem a De Sordi



Meus amigos do Zona do Agrião, hoje venho contar um pouco da história de um grandes jogadores que vestiram a camisa do São Paulo Futebol Clube, Nilton de Sordi, conhecido na época em que jogava como De Sordi.

Ele nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Piracicaba no dia 14 de fevereiro de 1931.

De Sordi era lateral direito e começou sua carreira jogando pelo XV de Piracicaba em 1949.   . Era um lateral que dificilmente se arriscava ao ataque mas era sempre eficiente nos desarmes. Apesar da baixa estatura ele também atuava como zagueiro, sendo muito bom na marcação e tinha uma boa noção de cobertura.

No ano de 1952 foi contratado pelo São Paulo Futebol, clube que defendeu até o ano de 1965. Neste período disputou 536 partidas com 289 vitórias, 131 empates e 116 derrotas. Foi dos jogadores que mais tempo aturaram pelo tricolor paulista.

Durante este período todo De Sordi não marcou nenhum gol, marca curiosa de sua carreira, e fez parte da equipe campeã paulista de 1953 e 1957.

De Sordi foi convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira no ano de 1954, e foi integrante da equipe campeã mundial em 1958. Um fato curioso desta copa é que De Sordi foi titular em todas as partidas exceto a final. O jogador sentiu uma contusão na semi-final e temendo prejudicar a equipe, preferiu ser honesto e avisou o técnico Vicente Feola e o chefe da Comissão Técnica, Paulo Machado de Carvalho, ficando desta forma de fora da partida final. Fez 25 partidas defendendo a Seleção brasileira durante sua carreira.

Ao aposentar-se ainda continuou no futebol e foi treinador do União Bandeirante do Paraná em 1966, time que voltou a treinar em outras oportunidades, sendo a ultima em 1977.

De Sordi hoje ele mora em João Pessoa (PB) e luta contra o Mal de Parkinson.

A De Sordi dedico esta homenagem em nome de toda torcida são paulina.



6 comentários:

  1. Muito boa a Homenagem, merecida!! Abs!!

    ResponderExcluir
  2. Vc deve ter essas homenagens todas arquivadas !! Que tal me presentear com elas ??? Obrigado!!
    mail - andre.george@imactcampinas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bonito ver os jogadores de antigamente só jogavam por um time. Era difícil ver essa ciranda de hoje em dia. Parabéns pelo post. Posso lançar um desafio? Cada colunista poderia fazer uma homenagem dessas a um jogador de seu clube

    ResponderExcluir
  4. Belo post, Jonas! E boa ideia, Fabiano! Podemos aproveitar que as férias do futebo vêm aí e colocar essas homenagens no ar, o que acha?

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!
    Uma linda forma de homenagear alguém que teve um papel importante na história do São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Taí pessoal uma boa pedida para estas férias, vamos tornar o Zona do Agrião também um espaço cultural. Abs

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author