Esses caras são humanos...


Robert Enke - 22/08/77-10/11/09

Homem de família, esportista e apreciador de animais. Assim era Robert Enke, goleirão do Hannover 96 e da Seleção Alemã, que cometeu suícidio nesta terça , deixando em choque toda a comunidade futebolística internacional. Alguém que atentasse apenas às primeiras palavras do texto, diria prontamente que Enke era com certeza uma pessoa feliz. Apegado aos familiares, saudável e bem-sucedido, o atleta encaixava-se perfeitamente no perfil daquela minoria privilegiada com o dom de jogar futebol em nível de excelência. Infelizmente, a verdade não era bem esta. Desde 2003, quando ainda atuava pelo Barcelona, Enke sofria de depressão. Em 2006, segurou uma tremenda barra, ao perder sua filhinha Lara, de apenas 2 anos, vítima de problemas cardíacos. No começo de 2009, a vida parecia começar a reconstruir-se. O goleiro e sua esposa Teresa adotavam a pequena Leila. Parecia que chegara então a segunda chance para que a família fosse feliz. Trágico engano.
Por vezes, somos cruelmente duros e impacientes com os esportistas de sucesso. Graças a seus altos salários e à "vida boa" que presumimos que levam, exigimos deles o mais alto nível de desempenho sempre. Esquecemos se tem desejos, sonhos ou dificuldades. Jamais imaginamos que tenham algum problema de saúde na família, ou que, às vezes, se sintam solitários. A aura de glamour que os envolve, os tornam seres superiores a nossos olhos. Se reclamam da condição de trabalho, do assédio da imprensa ou do que quer que seja, logo gritamos.
Esse texto não tem por objetivo justificar o ato desesperado de Enke. Pelo contrário. Para o escriba que vos fala, o suícidio não se explica em nenhuma hipótese. No entanto, o triste episódio deste dia 10 de novembro - por acaso, data de meu aniversário - serve de alerta. Esses caras são humanos...Um abraço bem apertado para todos vocês!






Por Roberto Junior (colaborador de futebol internacional)

4 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo... Deus o tenha em bom lugar. Parabéns pelo texto. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Temos exemplos mais que suficientes aqui no Brasil. Jogadores que alcançam a fama ,porém , com sérios conflitos internos para administrar um mundo novo. Temos em nosso futebol desequilibrados de toda espécie. Mas quem somos nós para estar dentro do sentimento de cada um? O homem ainda é um grande mistério.

    ResponderExcluir
  4. Vai com Deus, Enke. E que finalmente vc possa encontrar a sua paz.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author