BESTIAL.

A quando do sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo 2010 na África do Sul, a maioria ou mesmo todos apontaram Portugal como o maior favorito do Grupo 1 da zona européia. Afinal, Portugal possui bons jogadores, alguns deles, jogam nos maiores clubes da Europa, além de nos últimos anos, ter acostumado o mundo futebolistico com boas prestações em eliminatórias mundiais e européias. Grande engano, Portugal começou mal e no meio da competição já era dado como fora da Copa, mas como diz o velho ditado: “ quem morre de véspera é o perú!, Portugal buscou suas últimas forças e esperanças no jogo em Copenhague, arrancando “a ferros” um empate precioso nos instantes finais com o gol do estreante e contestado luso-brasileiro Liedson. A partir daí a seleção portuguesa arrancou de vez com 5 vitórias consecutivas nos últimos cinco encontros contando com os jogos do playoff contra a Bósnia e Hezergovina, além de não ter tomado mais nenhum gol. É bom lembrar que Portugal só perdeu um jogo nestas eliminatórias e sendo este o seu melhor jogo dos 12 realizados, perdendo injustamente em casa para a Dinamarca por 2X3, levando 2 gols já no final da partida em distrações incríveis dos seus atletas. Recordo também que o selecionador esteve privado em alguns jogos importantes de alguns dos seus melhores jogadores, entre eles do próprio Cristiano Ronaldo (melhor jogador do mundo), Danny, Bosingwa, Pedro Mendes, Deco. Sabendo-se que Portugal como país pequeno não terá abundância nas escolhas de futebolistas para o seu selecionador.
O mais importante foi ter alcançado o objetivo final, a classificação entre as 32 seleções na Copa 2010. Quanto ao grupo de atletas, se não houver azar com contusões, é muito bom, embora Portugal não tenha um grande goleiro a nível internacional, falta também um lateral esquerdo de raiz, mas o importante será suprir as deficiências com as qualidades dos atletas juntando ainda com a união e a força do grupo. Ainda não perdi a esperança e o sonho de assistir uma final de Copa do Mundo puramente “lusitana”.
Não posso deixar passar os acontecimentos antes e durante o jogo Bósnia X Portugal em Zenica, além dos insultos e da pressão por parte dos Bósnios nos dias anteriores, soube-se que num Estádio com capacidade para 13 mil pessoas, estavam cerca de 20 mil a assistir ao encontro decisivo. A quando da cerimonia do Hino Nacional Português, este foi vaiado pelo público Bósnio (nunca tinha visto tal coisa), e mais, também foram arremessados objetos para dentro do gramado(lamaçal) atingindo o árbitro assistente que teve que ser socorrido pelos médicos, além de não ter sido visto as “forças da ordem” ou mesmo os stewards (assistentes) neste Estádio.
Outra nota, os dirigentes da delegação portuguesa foram colocados juntos da torcida anfitriã, pois não haviam lugares determinados pela própria FIFA como camarotes ou cabines para dirigentes. Graças a Deus, tudo acabou bem e sem problemas mais graves. Pena a FIFA ser tão rigorosa para alguns e tão condescendente para com outros. Será que uns são filhos e outros serão enteados!?

Para terminar, já tinha visto O gol “ mão de Maradona”; O gol “ mão de Deus”; agora já vi também: O gol ou passe “de handebol de Henry”; Ou melhor: O gol “ mão de Platini”; Citando Geovani Trappatoni: “ Vocês são inteligentes!!!”
Cá estou,
Ricardo Fernandes.


6 comentários:

  1. Muito bom ter Portugal na Copa!

    E com essa mãozinha do Henry, teremos todos os campeões mundiais na disputa.

    ResponderExcluir
  2. Fernandes, penso que Portugal terá de melhorar bastante se quiser fazer campanha pelo menos igual a de 2006. Se bem que não vejo nenhuma Seleção jogando um futebol acima da média - nem o Brasil, meu favorito ao título. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com meus colegas, plenamente! Gostaria de complementar dizendo que é comum as seleções nas eliminatórias não efetuarem o jogo de qualidade que todos os torcedores apreciam. Embora em minha opinião neste momento temos uma seleção que foge a esta regra, A Espanha continua jogando grande futebol a cerca de dois anos seguidos, e mesmo assim não será "garantia" de realizar uma grande Copa do Mundo ou mesmo vencê-la, estarei enganado?

    ResponderExcluir
  4. O problema da Espanha ainda é o peso da camisa...Eu pensei que esse drama tivesse sido resolvido na Euro, mas a Copa das Confederações me trouxe desconfiança novamente...Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Também mantenho esta desconfiança, mas que os espanholitos estão jogando muito, isso estão!

    ResponderExcluir
  6. Fernandes esta copa sem Portugal perderia um pouco de sua magia, afinal ficariamos sem um dos maiores jogadores da atualidade em campo. A França teve uma "mãozinha" para chegar a Africa do Sul. Abs.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author