Yes, we créu



Pois é, meus amigos, o Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016. E como o carioca é antes de mais nada irreverente, aproveitou logo para tirar um sarro com os adversários na Disputa. Yes, we créu!

Peço licença aos meus amigos do ZDA para fugir um pouco do meu assunto tradicional, mas o assunto do momento é a escolha do Rio de Janeiro. Um dia histórico para a cidade, para o país e para a América do Sul!

A escolha foi muito justa, na minha opinião, mesmo achando que o projeto de Tóquio era superior. A população da capital japonesa, assim como a de Chicago, não apoiavam a candidatura de suas cidades. E a Europa já vai sediar os Jogos de 2012, em Londres, por isso seria injusto se Madri vencesse.

Mas nem tudo são flores. O Pan de 2007 já deu uma mostra da incapacidade de realizarmos um evento de grande porte. Orçamento estourado, licitações duvidosas, e um monte de elefantes brancos que não estão servindo de legado esportivo para ninguém. As instalações construídas para o Pan quase não são usadas (à exceção do Engenhão e do Maracanãzinho)! Não houve investimento em educação, nem na formação de novos atletas. Nada melhorou na cidade depois do evento.

Mas sediar os Jogos Olímpicos é a chance de ouro para o Rio de Janeiro superar seus problemas. Quem sabe em 2016 nós possamos andar nas ruas sem medo? Quem sabe as balas perdidas não façam parte do nosso dia-a-dia? Quem sabe as pessoas não vivam mais na miséria nas favelas, traficantes não tomem conta da cidade, e as crianças estejam todas na escola, e praticando algum esporte?

Nós, como cidadãos cariocas, cidadãos brasileiros, devemos cobrar transparência nos gastos, e que haja investimentos em segurança, transporte, segurança, educação, segurança, saneamento, segurança...

O Rio de Janeiro é abençoado por Deus e bonito por natureza. É uma cidade maravilhosa, cheia de encantos mil. Que em 2016 ela seja realmente essa cidade, cantada em diversas composições, e que esse seja o legado dos Jogos Olímpicos.

8 comentários:

  1. RAFS.Post providencial e atualíssimo.O ZDA é rápido eficiente. Gostaria de te pedir permissão, e já entrando com tudo, de colocar um comentário, longo, mas interessantímo que saiu no argentino Clarin online: Empresas e negócios2 OCT 2009 15:48 h BOOM Brasil: o país do momento, prestes a fazer fortunas com as Olimpíadas O Brasil tem a de moeda mais valorizada no ano. Está realizando um incrível processo de mobilidade social. E pode faturar pelo menos. US $ 500 milhões nos Jogos de 2016. PorMartin Bidegaray mbidegaray@clarin.com Mesmo tendo sido escolhido para sediar a Copa do Mundo, o Brasil irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Se o país já era sinônimo de tudode bom, agora será substituído por tudo perfeito. Seus indicadores são incríveis: O real, a moeda brasileira, é a moeda deste ano que mais cresceu face ao dólar. Seu valor cresceu 32% em 2009, deixando o dólar australiano, no segundo. O país é a nona maior economia do mundo e deixou para trás a recessão. Suas empresas (alimentação e outros) estão se fundindo para se tornar mais competitiva a nível global. O consumo doméstico está subindo rapidamente e as exportações também. Ele está entre os principais fabricantes de produtos tão diversos como aeronaves, café, soja, ferro, aço, têxteis e equipamentos elétricos. Nos últimos 15 anos, pobreza caiu de 36% para 18%. Embora ainda existam 35 milhões de pessoas com necessidades graves, as projeções dos economistas está descendo para 8% nos próximos 5 anos. Recentes descobertas de petróleo em profundidade depósitos mar ratificar estas estimativas. "Temos de calcular 80 milhões de pessoas (de um total de 190 milhões de euros) estão se unindo a classe média. Têm que produzir comida para eles ", os industriais argentinos pensam. As vendas do carro cairam no E.U., Europa e, naturalmente, na Argentina. No Brasil, cresceu até 5%. Praticamente sem indicadores negativos. A organização prpjetou os gastos dos Jogos Olímpicos de Pequim (China) em E.U. $ 3.200 milhões. O investimento Oriental recuperou o investimento e ganhou US $ 200 milhões. Mas o caso brasileiro é diferente. Como o país vai sediar a Copa do Mundo de 2014, a maior parte do investimento em estádios e instalações para os Jogos, serão utilizados dos em 2016. Isso significa que o Brasil vai enfrentar baixos níveis de despesa e, presumivelmente, a renda igual ou maior do que a China fez. O projeto prevê um rendimento mínimo de $ 500 milhões. ***tradução livre minha*** Como se vê, os caras sabem porque o Brasil foi escolhido. Não existe razão para pessimismo. Só alegria!

    ResponderExcluir
  2. Pois é.

    Mas hoje a gente comemora. Amanhã já começa a trabalhar!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post e concordando plenamente contigo, gostaria de salientar mais uma vez a "chance" do Rio de Janeiro em se tornar uma cidade verdadeiramente do Séc. XXI. Permita-me também parabenizar o nosso colega colunista Dirceu Barros pela sua lucidez e otimismo no cometário, comungo plenamente com tais idéias e acrescento que aqui na Europa comenta-se que o Brasil e a China serão no futuro próximo as duas grandes potências mundiais.
    Grande abraço.
    Fernandes.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, ainda mais com minhas fotos. :)

    Tradução para Yes, We Créu = Sim, Nós Phodemos! :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rafs, fique (aliás, fiquem todos) a vontade para "fugir" do assunto......Informação em tempo real....... Viva o ZDA!!! Abs!

    ResponderExcluir
  6. Rafs, é legal sim, mas vai muita grana pelo ralo nisso, viu.
    Tá lá o gigante branco da Vila Olímpica (do Pan) e o Engenhão para contarem a verdadeira história disso aí. Temo pelo que vem pela frente. Aliás, eu nunca vi tanto policial na rua como durante aquele período! Só na minha rua, na Silveira Martins (Catete), tinha umas três patrulhas em toda a sua extensão...
    Pena que acabou.
    Aff.

    ResponderExcluir
  7. Tem muita gente que só vai para o lado negativo das coisas e não vê o lado positivo que a Copa do Mundo e as Olimpíadas podem trazer.

    Parabéns Rio! Parabéns Brasil!

    ResponderExcluir
  8. Como diz o Cap. Nascimento.. Vai sobrar trabalho pro Bope.. e a nov frase é Bota na Conta do COI

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Zona do Agrião!


- Não deixe de Comentar;
- Aproveite para ser um de nossos seguidores;
- Mande suas sugestões;

Obrigado pela visita,

Equipe Zona do Agrião!

 

Flickr Photostream

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco
Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Atlético MG Cruzeiro Grêmio Internacional

Twitter Updates

Meet The Author